Pesquisar este blog

Automação para Acessibilidade na Construção Civil - Da Invisibilidade ao Protagonismo

 Autoria: Arq. Virginia Rodrigues


Há algumas décadas a acessibilidade e a inclusão de pessoas com dificuldades físicas, motoras e intelectuais era muito pouco valorizada e considerada na construção civil, tornando a vida dessa parcela da população mais desafiadora e limitada.

De acordo com as projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população com deficiências físicas aliada aos indivíduos com mais de 60 anos deve continuar a crescer nas próximas décadas de forma acelerada.

Nos últimos anos, houve avanços significativos na conscientização sobre a importância da acessibilidade e na implementação de políticas públicas e tecnologias para tornar os ambientes mais inclusivos e acessíveis a todos.

Para a arquitetura, a utilização dos conceitos de desenho universal unida à automação para acessibilidade na construção civil, passou a ser uma importante ferramenta para promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com mobilidade reduzida.

A automação permite que a pessoa possa controlar diversos aspectos do ambiente com maior facilidade e independência (sistemas de iluminação e ventilação, fechaduras eletrônicas, plataformas de acesso, entre outros), contribuindo para a  sua inclusão e para a valorização da diversidade.

Além disso, esta é uma importante oportunidade de negócios para as empresas que atuam na construção civil, uma vez que há uma crescente demanda por produtos e serviços para este público.

No entanto, a Automação Residencial não pode ser vista como solução isolada para a acessibilidade, mas sim como uma ferramenta complementar a outras medidas, devendo ser pensada de forma integrada e inclusiva, levando em consideração as necessidades específicas de cada pessoas e promovendo a acessibilidade de forma ampla e efetiva.

________________________________________________________________________________________

A autora deste artigo, Arq. Virginia Rodrigues,  palestrou sobre este tema na edição do Painel Lar Inteligente, em março de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas