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Jovens adultos impulsionam tendências no setor imobiliário

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Publicado em: O Estado de São Paulo

Nota: ressaltamos nos trechos grifados menções às tecnologias de automação, eficiencia energetica e sustentabilidade


Geração Z vem transformando a forma de escolher moradias, priorizando locações, tecnologias, sustentabilidade e boa localização

A Geração Z, formada por pessoas nascidas a partir de 1995, até meados de 2010, está caminhando rumo à vida adulta. E, nesse contexto de transição, a saída de casa e a busca por independência se destacam como marcos significativos. 

Consequentemente, o setor imobiliário acaba por desempenhar um papel bastante importante em meio a toda essa mudança. Isso porque a busca pelo seu próprio “cantinho” tem sido uma aspiração comum para muitos jovens.
 
No entanto, junto com essa nova classe consumidora, surgem também novas demandas. Isso se deve ao fato de que, diferentemente das gerações passadas, esse grupo possui características bastante específicas: eles nasceram em meio à tecnologia, cresceram conectados à internet e enfrentaram uma pandemia, muitos deles ainda em começo de carreira.
 
Todos esses fatores reforçam novas tendências de consumo, desde escolhas simples do dia a dia até passos maiores, como a compra de um imóvel ou a sua locação – modelo considerado mais acessível para eles na hora de dar os primeiros passos rumo à autonomia e à privacidade tão desejadas.
 
Não há dúvidas de que a experiência da pandemia, em particular, teve grande influência no mercado. O aumento do trabalho remoto e a necessidade de passar mais tempo em casa levaram muitos jovens a repensarem o conceito de lar e a deixarem de lado aquela ideia mais tradicional.
 
E, mesmo com o fim desse período histórico, o sistema híbrido de trabalho segue como o “novo normal”. Com isso, mais do que nunca, eles procuram por espaços que ofereçam conforto, funcionalidade e flexibilidade e que proporcionem um estilo de vida cada vez mais dinâmico e digital. O fato é que os jovens de hoje buscam por praticidade e facilidade em todas as áreas de suas vidas.
 
Por isso, para além de um bom espaço de trabalho, a Geração Z almeja um ambiente que ofereça comodidades para lazer no tempo off. Logo, áreas de convivência, como espaços compartilhados com churrasqueiras, piscinas, salão de festa, salas de jogos, academias, espaço pets e áreas verdes, estão se tornando fortes critérios na hora de escolher um novo lar.
 

Não só isso, a localização do imóvel também desempenha um papel essencial para o grupo, sendo as grandes áreas urbanas, com bom acesso ao transporte público, entretenimento, comércios e serviços, a preferência da grande maioria.
 
Em suma, essa população pensa estrategicamente em toda a sua mobilidade na cidade, já que o grande objetivo é poder resolver demandas de forma ágil, seja utilizando bicicletas ou caminhando, sem depender necessariamente de um automóvel.
 
Há também, por parte deles, uma grande preocupação com o meio ambiente. Nos imóveis, a busca por opções de moradia que sejam ecologicamente conscientes, desde o uso de materiais de construção, até práticas de gestão e diminuição de resíduos, tornaram-se pontos fortes. Ademais, esses jovens desejam ainda enxergar seus valores refletidos nos espaços já prontos, com soluções sustentáveis, eficiência energética, captação de água da chuva e energia solar, por exemplo.

Diante de todas as novas demandas provocadas pela Geração Z, torna-se evidente a adaptação do mercado imobiliário para atender às necessidades desse grupo. Estamos imersos em um cenário de constantes inovações e avanços no setor e, por isso, é crucial que sigamos oferecendo cada vez mais opções para esses jovens adultos, nas diferentes fases que estejam vivenciando. Afinal de contas, são eles os grandes protagonistas na mudança de paradigma do conceito de lar.
 

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