Pesquisar este blog

Você ama ou teme seus dispositivos domésticos inteligentes?

 Fonte: 


Você ama ou teme seus dispositivos domésticos inteligentes? Para a maioria dos americanos, são ambos.

As pessoas gostam das conveniências que acompanham suas TVs, Echos e outros aparelhos domésticos inteligentes. Mas alguns temem a intrusão de hackers e anunciantes, revela uma nova pesquisa

Como você se sente em relação aos seus dispositivos domésticos inteligentes? Se você for como muitos americanos, pode ter uma relação de amor/medo com eles. Ame a conveniência que eles trazem à sua vida e tema que possam deixá-lo vulnerável a ameaças à privacidade. O relatório contratado da Craftjack entrevistou recentemente 800 pessoas nos EUA para descobrir como elas se sentiam em relação aos seus dispositivos domésticos inteligentes.

Cerca de 32% dos entrevistados têm seis ou mais dispositivos tecnológicos inteligentes em suas casas. As Smart TVs provaram ser as mais populares, de propriedade de 63% de todos os entrevistados. O Amazon Echo foi o próximo da lista, sendo encontrando na casa de 48% dos entrevistados. Outros itens de tecnologia importantes incluíam campainhas e luzes inteligentes, câmeras de segurança, termostatos inteligentes, alto-falantes e tomadas inteligentes (ver gráfico abaixo)



Por que os americanos gostam de seus dispositivos inteligentes? O tema geral era que eles tornam a vida mais fácil. Cerca de 60% dos entrevistados citaram o principal motivo como conveniência. Cerca de 42% disseram que esses gadgets oferecem uma melhor experiência geral de vida, enquanto 36% gostaram da facilidade de ativação por voz.

Mas a tecnologia de casa inteligente também criou uma sensação de segurança. Mais de metade (53%) dos inquiridos afirmaram que se sentem mais seguros nas suas casas por causa destes dispositivos, enquanto 55% afirmaram que nunca voltariam a viver numa casa sem tecnologia inteligente.

Olhando especificamente para o uso de assistentes de voz, a Alexa da Amazon obteve a melhor pontuação entre 58% dos entrevistados, com o Google Assistant citado por 32% e o Siri da Apple em último lugar na lista com 29%. E o que as pessoas gostam de perguntar aos seus dispositivos domésticos inteligentes? O comando mais popular é “Definir um cronômetro”, seguido de “Tocar uma música” e depois “Qual é a previsão do tempo?”

O lado negativo, porém, é que as pessoas têm preocupações definitivas de segurança e privacidade com a tecnologia doméstica inteligente. Um terço dos entrevistados disseram que se preocupam com a possibilidade de seus dispositivos serem hackeados. Entre aqueles com câmeras inteligentes, um quarto expressou temor de que um hacker pudesse obter acesso e ver o interior de sua casa.

Como dispositivo mais popular, o Amazon Echo também liderou a lista de gadgets que as pessoas temem que possam ser hackeados. Câmeras de segurança, produtos Nest do Google, campainhas inteligentes e TVs inteligentes também fizeram parte da lista de itens que geraram preocupações sobre hackers.

Além de hackear, a espionagem é outro medo. Entre os entrevistados, 76% disseram acreditar que seus dispositivos domésticos inteligentes estão sempre ouvindo-os, enquanto 61% disseram acreditar que seus dispositivos podem reagir ao que estão escutando. Alguns dos receios decorrem da publicidade direcionada nos seus telefones. Cerca de 66% dos entrevistados disseram que receberam anúncios relacionados em seus telefones depois de falarem sobre algo em um de seus dispositivos domésticos inteligentes.

Mas se usuáriosde produtos  domésticos inteligentes estão sendo espionados, quem está espionando? Cerca de 35% dos entrevistados disseram estar preocupados com a espionagem de hackers e cibercriminosos. Cerca de 15% estavam preocupados com a possibilidade de o governo dos EUA conduzir uma possível vigilância, enquanto 16% estavam nervosos com o fato de os anunciantes tentarem tirar partido das suas conversas.

Esses temores sobre hackers e espiões são legítimos ou os proprietários de dispositivos domésticos inteligentes estão sendo excessivamente paranóicos?

“Os consumidores deveriam estar preocupados, mas não excessivamente”, disse John Gallagher, vice-presidente do Viakoo Labs da Viakoo, fornecedora de higiene cibernética de IoT. "Eles precisam estar preocupados no mesmo nível que a preocupação de que sua casa possa ser invadida; o tipo de preocupação que faz você tomar medidas preventivas, como trancar as portas. Qualquer dispositivo conectado por IP traz a preocupação de ser hackeado e, especialmente, dispositivos inteligentes porque podem transportar informações pessoais e muitas vezes também contêm informações comerciais."

Para esse fim, os utilizadores domésticos inteligentes devem tomar as medidas de segurança e privacidade necessárias, tal como acontece com qualquer outra tecnologia.

“Com qualquer tecnologia doméstica inteligente, os usuários devem sempre alterar as senhas padrão, definir configurações de privacidade quando e onde for possível, evitar usar a senha de Wi-Fi fornecida na caixa do fabricante e procurar comprar firewalls capazes de filtrar o tráfego de saída”, disse Nick. Amundsen, chefe de produto da empresa de software de segurança cibernética Keeper Security.

“Também recomendamos que os usuários verifiquem regularmente se há atualizações de software, já que a maioria delas consiste em atualizações e correções de segurança. Por fim, certifique-se de que sua senha de Wi-Fi seja de alta resistência e seja alterada com frequência para evitar que um hacker a acesse”.

Para compilar sua pesquisa, a Craftjack entrevistou 807 americanos que possuem dispositivos habilitados para internet em suas casas. Os entrevistados tinham idades entre 18 e 79 anos, com idade média de 42 anos. Metade deles eram homens, 48% eram mulheres e 2% eram não binários.

_________________________________________________________________________

Artigo original em ingles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas