Pesquisar este blog

Automação residencial: imóveis modernos reúnem praticidade e charme no décor

 Fonte:


Arquiteta Patricia Penna revela quais são os cômodos onde a automação é mais pedida e indica maneiras de usufruir da tecnologia com praticidade

É inevitável que, com os avanços da tecnologia, nossas residências se tornem lugares cada vez mais automatizados e que muitas soluções estejam ao alcance da mão ou de um aplicativo no celular. Desde recursos simples, como um portão eletrônico ou mesmo uma assistente virtual para tocar música ou ligar as luzes, já configura essa nova realidade de casas onde a tecnologia se faz presente em ações cotidianas.

Porém, mesmo com as facilidades provenientes da tecnologia, muitas pessoas possuem dúvidas sobre a aplicação prática da automação e principalmente, em como fazer isso de maneira eficiente e otimizada.

Confira, a seguir, uma série de orientações, dicas e projetos, onde a automação se inseriu em espaços residenciais com maestria e elegância, através de projetos executados pela arquiteta Patricia Penna:

Os ambientes mais pedidos

Segundo a profissional, os ambientes mais procurados para automação são os setores sociais, normalmente englobando os livings e as áreas gourmets. Esses ambientes recebem visitantes e são, também, lugar de convívio dos moradores, concentrando funções diversas de uso e equipamentos: aparelhos de som e imagem, eletrodomésticos, bares e adegas. Assim, alguns desses aparatos podem ganhar automatização para deixar os momentos de reunião e celebração mais práticos e confortáveis. “Áudio e vídeo são prioridade nos setores sociais, bem como iluminação, ar condicionado e persianas”, destaca Patricia.

Além disso, as suítes também são muito pedidas quando o assunto é automação. “Já nos quartos, iluminação, ar condicionado e persianas são prioridades”, completa a arquiteta que possui vasta experiência em deixar os dormitórios o mais confortável possível.

Inúmeras possibilidades

Outra questão recorrente quando o assunto é automação refere-se à instalação dos aparatos: “são muito invasivos?”; “É necessário uma reforma? ”

Primeiramente, para entender o tipo de intervenção que será necessária é preciso analisar o nível de automação que será feita. “Se estivermos falando de lâmpadas e tomadas inteligentes, sonorização com soundbar ou semelhantes, as intervenções são bem diminutas e relativamente simples, consistindo basicamente na troca de tomadas, lâmpadas e aquisição de um assistente de voz e aplicativos próprios para o controle do sistema”, detalha Penna.

Uso diário como indicativo

Para quem está analisando sobre quais setores ou ambientes da casa automatizar, a profissional orienta que seja avaliado o dia-a-dia, sobre quais funções do cotidiano a implementação poderá trazer facilidades. “Seguindo a lógica do uso diário, é possível traçar quais seriam as prioridades para aquele imóvel”, orienta Patricia.

Porém, projetos que contemplem itens como sonorização ambiente, vídeo, aspiração central, piso aquecido, ar condicionado, persianas, toldos, entre outros, demandam intervenções mais invasivas e precisam ser executadas por uma empresa especializada e por profissionais habilitados.


Para ter acesso ao artigo original, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas