Pesquisar este blog

As tendências habitacionais que a pandemia gerou

Algumas tendências habitacionais que vinham sendo implantadas gradativamente sofreram uma aceleração devido à pandemia. Um novo formato de enxergar o lar proporcionou ressignificações e utilização de modelos que atendam as necessidades dos moradores, desde as individuais até coletivas.

Além de buscarem mais conforto em suas casas devido à pandemia, de acordo com a arquiteta Jackeline Pacco, o mercado de construção civil tem se mostrado muito promissor. ''Diante desse cenário, as obras estão a todo vapor para atender os clientes, tanto para reformas quanto para início de obras. Hoje a área de construção civil está mega-aquecida'', pontua.

Entre as tendências residenciais antecipadas estão aquelas que proporcionam integração entre os ambientes comuns e promovem bem-estar nos espaços privados. Tendências que, segundo o arquiteto e urbanista Francisco Jianjulio, se devem ao fato de as residências estarem cada vez mais sendo vistas e preparadas para uso comum de todos os seus moradores.

''Neste momento, se tornou local de uso constante, proporcionando uma nova visão e necessidades no seu uso diário, ao mesmo tempo que espaços estão sendo integrados, os (ambientes) privados passam a ser mais valorizados'', diz o arquiteto e urbanista.
Muitas dessas mudanças já vinham sido implantadas gradativamente, segundo Francisco, ''devido à mudança na forma de habitar e pensar o espaço residencial.''

A arquiteta de interiores Stephanie Guidotti acredita que devido à permanência integral das pessoas em suas próprias casas, cada um foi observando suas necessidades. ''Uns sentiam falta de contato com a natureza, então optaram por uma casa com jardim ou apartamento com varanda. Outros já priorizam um ambiente exclusivo para home office, onde conseguem ficar isolados da rotina da residência'', conta.

LEIA ESSE ARTIGO COMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas