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Novas tecnologias vão aprimorar as casas inteligentes


Fonte: Valor Econômico
Por Wanise Ferreira , 19/12/2022

Novas demandas incluem soluções comprovadamente sustentáveis, intuitivas e seguras

A casa do futuro como foi imaginada por anos já é realidade. Há equipamentos domésticos conectados, serviços integrados, sensores e outros dispositivos que permitem mais conforto, praticidade e bem-estar. Nem por isso o fluxo do desenvolvimento de novos produtos deixa de avançar para todos os ambientes. Entre as demandas recentes estão soluções que sejam comprovadamente sustentáveis, intuitivas e cada vez mais seguras.



A tecnologia tem se mostrado aliada da sustentabilidade. Hoje estão disponíveis soluções que ajudam a mapear o uso de energia com plugues e controles inteligentes além do acompanhamento do consumo e melhor aproveitamento da luz. E, no futuro, deverá ajudar em outras tarefas como monitorar energia solar gerada ou permitir que o lixo seja reciclado e reaproveitado pelo próprio morador.

“De várias formas, a casa do futuro já é uma realidade”, reforça Ricardo Tavares, gerente sênior da divisão de linha branca da Samsung. A empresa integrou toda a sua categoria de produtos na plataforma SmartThings criando um ecossistema inteligente que pode ser gerenciado por um app no smartphone. Com 230 milhões de usuários registrados no mundo, nessa estrutura estão ainda dispositivos de 300 outras marcas. Tavares dá como exemplo dessa integração o SmartThings Home Life que centraliza todos os serviços SmartThings existentes, como os apps Cooking, Clothing Care, Pet Care, Air Care e Energy.

“Quando pensamos em casa inteligente, todos os dispositivos ficam conectados e conversam entre si”, ressalta Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão mobile experience da Samsung. Esse quadro acende o sinal de alerta para a segurança dos dados, motivo que levou a empresa a desenvolver uma plataforma que permite gerenciar o fluxo das informações de ponta a ponta.

Queremos que os nossos dispositivos sejam intuitivos, pró-ativos e personalizados”, afirma Jacques Benain, gerente-geral de dispositivos na Amazon Brasil. A empresa, diz, se prepara para reforçar o que chama de “inteligência ambiente”. Isso significa, na prática, uma tecnologia que está lá quando você precisa sem que tenha que parar o que está fazendo para acioná-la.

Os dispositivos inseridos nesse conceito são pró-ativos e aprendem cada vez mais sobre as preferências do usuário e o ambiente ao seu redor. Se você costuma sair para o trabalho em um determinado horário, sua rotina será incorporada e permitirá, por exemplo, que sejam desligadas automaticamente as luzes e ajustada a temperatura sem que seja preciso pedir à Alexa, assistente pessoal da empresa.

Hoje, no país, há mais de 750 dispositivos compatíveis ou com a Alexa embutida. Entre várias funções, a segurança física está no portfólio e deverá evoluir ainda mais no futuro. Atualmente, ao sistema podem ser integradas câmeras de seguranças e programação para simular movimento na residência. A assistente pessoal pode ainda ser ativada por rotinas de detecção de som, como choro de bebê e latido de cachorros.

A prova de que a casa inteligente deixou de ser um negócio voltado apenas para o consumidor final está localizada em uma residência em um bairro paulistano. A SAP House foi montada pela gigante de software corporativo como um show room para seus clientes. Foram combinadas 17 tecnologias interativas que rodam em seus sistemas e podem atender tanto a residências quanto empresas. Estão lá, por exemplo, a rastreabilidade de alimentos da origem até o consumo, análises preditivas para hortas, controle de geração de energia solar ou mesmo bikes interativas com dados de performance.

“Nossas soluções têm como premissas sustentabilidade, eficiência e agilidade”, afirma Gustavo Segre, vice-presidente de marketing da SAP. Ele acredita que empresas de todos os tamanhos podem ampliar as tecnologias nas casas do futuro e mantém um programa de incentivo a startups.

Para o futuro que se projeta, a saúde também é considerada uma das áreas prioritárias. Relógios e espelhos inteligentes que conseguem monitorar dados como massa muscular, problemas de pele ou outros indicadores, estão entre as promessas.

Fornecedora de conectividade, a Vivo tem planos mais amplos para essa área. Segundo Luiz Bento da Silveira, head de casa inteligente e inovação, esse mercado é um dos pilares para atuação como hub digital, oferecendo também produtos e serviços.  “Nossa expertise nos posiciona como importante player oferecendo tudo o que o cliente precisa para ter uma residência inteligente agora e no futuro”, diz.

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