Pesquisar este blog

Como o mercado de automação pode alavancar o mercado imobiliário?

O setor imobiliário é um dos mais concorridos e, por isso, uma imobiliária precisa inovar em seus serviços e nos bens que tem para oferecer, para que possa continuar crescendo.

Hoje em dia, uma das coisas que as pessoas mais procuram é praticidade, tanto dentro quanto fora de casa, pois vivemos em uma período onde a vida é muito corrida e é preciso realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Isso mudou a maneira como vivemos, e a tecnologia se tornou uma forte aliada nesse processo de mudança. Por meio dela, é possível tornar tudo muito mais prático e rápido, e a nossa residência também entrou nesse meio de transformação.

A automação residencial é uma resposta inteligente às nossas necessidades de praticidade e conforto, dispensando atividades básicas do dia a dia de nossa lista de afazeres.

Por meio da internet e de softwares, é possível colocar tudo em um dispositivo móvel e controlar o funcionamento de uma casa pelo celular. Dessa maneira, as imobiliárias devem estar atentas , uma vez que isso pode transformar a maneira que fazem negócio.

Por isso, neste artigo, vamos falar como a automação industrial pode mudar o mercado imobiliário para melhor. Acompanhe a leitura!
O que pode ser automatizado?

Quando falamos em automação residencial, falamos de uma tecnologia que vai além da praticidade, trazendo também mais luxo a um imóvel. É isso o que faz dela tão encantadora, uma vez que está em plena ascensão no Brasil.

Juntamente com o sistema fotovoltaico isolado, a automação residencial também torna o imóvel mais sustentável, o que acaba por valorizá-lo.

Apesar de todos os benefícios que traz e de ser um assunto em pauta, muitas pessoas ainda têm dúvidas do que pode ser automatizado dentro de casa.

Podemos dizer que essa dúvida é bastante abrangente, uma vez que a tecnologia envolvida na automação está em constante evolução, o que também envolve o surgimento de novos equipamentos e eletrodomésticos.

De qualquer forma, existem muitos itens que podem ser automatizados dentro de casa, e dentre os principais estão:

Lâmpadas;
Persianas;
Interfones;
Portas e portões;
Sistemas de áudio e vídeo;
Câmeras de segurança;
Eletrodomésticos;

A iluminação é um fator importante e um dos itens mais procurados para automação. Ela pode ser totalmente controlada por um smartphone, definindo intensidade, efeitos, além de horários para ligar e desligar.

As persianas podem ser programadas para abrir e fechar em determinados horários, o que permite aproveitar melhor a iluminação natural, além de trazer mais conforto térmico para o ambiente.

Imagine poder atender o interfone de sua casa estando em outro lugar. Por meio da automação isso torna-se possível, o que traz mais conforto e também acessibilidade para deficientes físicos e idosos.

A segurança também é um dos principais objetivos da automação residencial e isso se mostra por meio da automação de portas e portões. Com isso, é possível controlar a abertura deles e ainda saber quando são acionados.

Todos os aparelhos de som e TV, incluindo plataformas de vídeo, podem ser controlados pela automação, o que muda totalmente a experiência de lazer.

Equipamentos de segurança, como as câmeras, também podem ser automatizados e o usuário pode ver em seu smartphone o que acontece em casa. Uma mãe pode monitorar os filhos em casa aos cuidados de uma babá, por exemplo.

Assim como em um projeto de sala comercial, os projetos residenciais também podem incluir a automação para controle dos eletrodomésticos. Exemplo disso são máquinas de lavar e cafeteiras automatizadas que tornam o dia a dia mais prático.

As banheiras também podem ser controladas, ajustando quantidade de água e temperatura da água, para maior conforto e comodidade.

Analisando todas as possibilidades oferecidas pela automação, podemos dizer que vale a pena pensar nela como uma possibilidade para a venda de imóveis.

Assim como escolher uma cortina rolo para quarto para o decorado do empreendimento, a imobiliária pode automatizar o imóvel para torná-lo ainda mais atraente.

Imagine o cliente poder ver a casa “funcionando” antes mesmo de se mudar para lá. Será uma experiência inesquecível e que fará com que ele pense muito a respeito.

Como a automação pode ser incorporada em construções

Durante um projeto de construção, é preciso pensar em muitos fatores, como os materiais que serão usados e os equipamentos que permitirão passagem de sinais de rede e fios, garantindo o funcionamento do imóvel.

A automação residencial pode acontece por meio de ondas de rádio que se propagam pelo ar. No entanto, elas podem ser interrompidas quando encontram muitos obstáculos, como as paredes.

A distância entre a fonte e o receptor do sinal também conta, por isso, se uma pessoa ou uma construtora pretende incluir a automação, devem fazer isso ao projetar a construção.

Assim como é importante pensar no paisagismo fachada residencial com antecedência, é importante incluir a automação, uma vez que isso vai ajudar a pensar o projeto de forma a eliminar essas barreiras.

Isso também inclui o posicionamento estratégico dos dispositivos, analisando até mesmo as melhores áreas dentro do condomínio, caso este seja o tipo de empreitada.

Durante essa elaboração, é possível reconhecer de que maneira os fios poderão ser mais bem distribuídos, evitando riscos de curtos-circuitos e incêndios.

De qualquer forma, é importante que profissionais como eletricistas estejam presentes, afinal, são eles que vão garantir a segurança de um projeto de casa inteligente.

Ademais, quando as instalações elétricas são bem feitas, os moradores conseguem economizar energia, o que faz do imóvel um espaço sustentável.

Um projeto que já inclua a automação também respeita toda a estrutura necessária para o imóvel, como a instalação de calha central telhado, sem prejudicar suas funções básicas.

De qualquer forma, o que se observa é que o mercado de automação evolui a passos largos, e traz sempre uma novidade que melhora a incorporação da tecnologia aos imóveis.

Com isso, fica mais seguro incorporá-la aos imóveis, ao mesmo tempo em que os torna mais atrativos para o público. Se a imobiliária inclui a automação nos imóveis que vende, estejam estes em construção ou não, com certeza oferece um diferencial.

Com a tendência da popularização das casas inteligentes, pelo menos em alguns aspectos, os imóveis que não contarem com essa facilidade, em algum momento, serão deixados de lado.
Automação: antes ou depois da construção?

Muitos se perguntam o que é mais vantajoso, aplicar a automação residencial antes ou depois de ter o imóvel construído. Conforme explicamos no tópico anterior, o melhor é incluir esse projeto durante a construção.

No entanto, assim como no caso da instalação de um painel fotovoltaico para ar condicionado a automação também pode ser aplicada a imóveis já construídos.

A tecnologia envolvida nesse processo permite automatizar até mesmo residências mais antigas. O que está em jogo aqui não é poder ou não instalar a automação, mas sim, o seu desempenho.

Quando um projeto de construção é pensado para incluí-la, já consta com uma estrutura que otimize o seu funcionamento. Por isso, se uma casa foi construída para receber automação, ela vai funcionar muito melhor do que em outras.

No caso das imobiliárias que contam com muitos imóveis já prontos para a venda, não existe nada que impeça a implantação da automação a eles. Aliás, isso é muito recomendável.

As razões nós já mencionamos aqui, mas se ela estiver envolvida com a construção de um novo empreendimento, por exemplo, pode priorizar a implantação de software para portaria virtual para já entregar um imóvel com automação.

As casas inteligentes unem a praticidade com a segurança, por isso, são mais valorizadas e mais procuradas pelas pessoas. O que agora parece apenas algo para poucos, logo estará nos lares de grande parte da população.

Dessa forma, o quanto antes a imobiliária estiver pronta para entregar imóveis automatizados, melhor. Com tantas mudanças e também com pessoas passando mais tempo em casa, a tendência é que elas queiram casas que as ajudem em seu dia a dia.

Imagine, por exemplo, que um deck para cobrir piscina automatizado vai facilitar a vida do morador e preservar o ambiente limpo por mais tempo e pronto para uso.
Conclusão

A tecnologia se tornou nossa aliada por diversas razões, mas, sem dúvida, uma das que mais merecem destaque é o fato de ela permitir que nossa casa se transforme em um ambiente que colabore com nosso dia a dia.

A tendência é que as pessoas valorizem isso cada vez mais, e deem preferência para os imóveis automatizados. Esse é um fator que merece atenção por parte das imobiliárias, para que elas acompanhem as tendências do mercado.

Oferecer aquilo que as pessoas procuram é a melhor maneira de garantir bons negócios em imóveis, e a automação é uma mudança que veio para ficar como critério básico de um bom lugar para se viver.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas